18.1.09

guilty.

No secundário não me lembro de alguma vez ter posto os links consultados para a realização de um trabalho na bibliografia. na faculdade, não só temos de os pôr, porque agora os professores já não acreditam que consultamos livros, por alguma razão, como ainda lhe damos um nome: netgrafia.
Escrevo isto a propósito do trabalho sobre Almada-Negreiros que acabei de fazer agora, mas enquanto escrevo lembro-me que ainda na quinta-feira o nosso trabalho sobre o Film Noir foi completamente posto a um canto, sob dúvida se teria sido copiado da internet ou não (mais ou menos), ainda que apresentando uma vasta lista de informação bibliográfica retirada de tardes produtivas - pensávamos nós - passadas na Cinemateca, esse belo local onde eu poderia passar mais tempo e não passo.
Enquanto fazia a bibliografia, fui obrigada a fazer essa distinção entre biblio e netgrafia e pensei:

Há uma razão para eu nunca ter posto isto nos trabalhos: é porque de uma maneira ou outra, vou estar sempre a denunciar-me.

Não quero com isto dizer que copie trabalho integralmente da internet, nunca o fiz e nunca hei-de fazer. Mas por mais bibliografia que se vasculhe, por mais rato de biblioteca que se seja (e eu como já disse, passei dias na Gulbenkian e tenciono voltar para lá nos próximos dias), há sempre uma dificuldade qualquer e uma corda que nos prende o pé à internet e nos faz escrever coisas muito parecidas com o que se vê por aqui, resultando, como disse, numa denúncia injusta do nosso trabalho.
O que eu sinto neste momento em relação é isto:

Não é nada, apeteceu-me escrever e estou farta de estudar e trabalhar. É só isto.

Sem comentários:

Enviar um comentário

baú